sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Não existe uma regra básica ou mágica para eliminar radiofrequências em linhas de telefonia fixa, isto porque uma série de fatores causam esta interferência, os mais afetados são os ramais telefônicos e interfones digitais que na sua maioria são placas CPA de onde saem diversas "antenas" ou ramais e são contaminados por esta praga e que são crônicos e insistem em voltar.

Muitos colegas técnicos no segmentos de telecomunicações relatam a dificuldade de eliminar de vez a radiofonia que apos aplicação de filtros, capacitores e até aterramento eletrônico resolvem a primeiro momento, porem logo retornam as interferências.

Filtro/capacitor eliminador de radiofrequência

As interferências radiofônicas podem surgir devido (geralmente) à proximidade com estações de rádios, geradores e transformadores, radioamadores, radiocomunicadores de baixa frequência dentre outras tantas possibilidades.. 

Radio Comunitária Clandestina

Outros fatores que potencializam este efeito trata-se da instalação física das centrais CPA, seus cabeamentos e insumos aplicados de forma que o principal está nos cabos que se forem de baixa qualidade e alta resistividade, desencapados, conexões mal feitas e passadas em tubulações junto a rede elétrica ou som ambiente digo que ai lascou de vez.


Particularmente sou totalmente contra medidas paliativas nestes casos crônicos de radio interferências e deve ser tratada radicalmente, ou seja começar um projeto novo queira ou não o proprietário do sistema de telefonia ou interfonia.


Digo isto porque tive um raro sucesso dentre tantos insucessos que consegui eliminar totalmente um caso de interferência que há anos incomodava o proprietário de uma empresa referente a seu sistema de PABX, em questão uma Modulare Intelbras cheia com 12 ramais e 10 deles tinham a maldita radiofônia.


Há época então fiz uma pesquisa minunciosa sobre o assunto e detectei todas possíveis falhas e uma delas me chamou a atenção, os dois ramais que não possuiam a interferência estavam localizadas no piso térreo, e a central Pabx estava no segundo piso, algo que não consigo explicar e então surgiu a ideia de refazer todo o sistema e trocando inclusive a central de Pabx de lugar e instalá-la no piso térreo.

Possíveis causa de interferência

E assim foi feito, trocamos todas as fiações por novas e blindadas (CTP-APL), retiramos das tubulações e fizemos a distribuição externa, colocamos filtros de radiofrequência em todos os ramais na saida do ramal até a tomada do telefone, fizemos um aterramentos exclusivo para o Pabx e por final aterramos todas as vias negativas dos pares telefônicos e voilá, tudo resolvido e até o momento não tenho queixas do proprietário sobre novas interferências, e isto foi há 4 anos.

Não quero dizer que isto é uma regra ou norma a ser seguida, haja visto que são inumeros fatores e caracteristicas que levam a este efeito, apenas minha intenção é expor de forma didática uma solução para um caso peculiar, é óbvio que como técnico não posso lançar informações teóricas e que dizem respeito há um engenheiro eletrônico, Boa Sorte !

2 comentários:

  1. Quàl e a referencia de uma bobina bem pequena pretinha parece um carrapato que e usada para tirar fm do ramal

    ResponderExcluir
  2. Preciso de instalacao de interfones em Belo Horizonte. Obrigada, era justo o que procurava!

    ResponderExcluir