quinta-feira, 18 de dezembro de 2014





Principalmente em casas mais antigas e que não foram revisadas a parte elétricas são mais comuns fugas de corrente e superaquecimento de cabos devido ao envelhecimento e a perda condutiva dos cabos, porem não é exclusividade somente de casas antigas, edificações novas podem sofrer estas ocorrências devido a má instalação, mão de obra, qualidade dos cabos e por fim um subdimensionamento de circuitos.

Pois bem, é certo que o conhecimento não ocupa espaço, então fique por dentro destas informações e dicas muito importante para detectar estes problemas e em alguns casos você mesmo pode resolver, vamos separá-los em tópicos para maior clareza do assunto.
Fuga de Corrente

São ocasionados principalmente por falhas de conexão, emendas velhas ou mal feitas e acessórios de ligação e interligação como tomadas e interruptores.
Como proceder


  1. Verificar todo o cabeamento da casa ou apartamento à procura de fios soltos, desencapados, tomadas velhas e mal conectados
  2. Refaça emendas de cabos procurando soldá-los com estanho e isolar com uma boa fita adesiva anti-chama
  3. Verificar as conexões dos disjuntores, verificando se algum borne está solto e reafixe com bom aperto, se possível instale conectores terminais para tal.
  4. Tomadas e interruptores devem ser substítuidos pelo novo padrão ABNT, se já forem novas e nos padrões verifique as conexões
  5. Reaperte as lampadas e verifique o estado dos soquetes, conhecidos como bocal ou bico de luz, o mal contato e o envelhecimento do material ocasiona fugas de corrente
  6. Verifique pontos de curto, isto acontece em caixas metálicas ou em algum outro objetos que possa oferecer fuga de corrente
  7. Se não possuir, providencie ponto de aterramento em todos os circuitos do imóvel.

Superaquecimento

Uma das principais causas do superaquecimento está listada acima e pode-se solucionar o problema conforme os procedimentos do tópico, outro fator é o subdimensionamento dos fios e o estado depreciativo deles.
Como proceder


  1. Verificar condições dos equipamentos que possam causar problemas como motor de máquinas de lavar, geladeiras e resistências de chuveiros, quando com defeitos são principais causas de superaquecimento.
  2. Verificar as bitolas dos cabos se são compatíveis com a quantidade e consumos dos eletrodomésticos do ambiente.
  3. Compatibilizar a capacidade dos disjuntores com a potencia dos equipamentos por circuito, para isto consulte tabelas de potências utilizadas por eletricistas.


Evitar ligar muitos equipamentos em um mesmo circuito, ou seja na mesma tomada para isto retire todos adaptadores da tomada e procure por outra tomada de circuito distinto.
Verificar e substituir cabos velhos e com muitas emendas
Dica Importante :



Sempre que for substituir equipamentos ou eletrodomésticos verifique se possui a mesma potência, geralmente substituir uma máquina de lavar de 4 kilos por outra de 10 kilos pode afetar o dimensionamento daquele circuito, isto acontece comumente com chuveiros, deve se considerar a troca do fios deste circuito bem como o disjuntor, boa sorte !

0 comentários:

Postar um comentário