quinta-feira, 18 de dezembro de 2014



Muitos são adeptos do uso de conectores, outros odeiam e justificam que os conectores e terminais só apresentam uma estética melhor, no entanto particularmente eu acho que o bom senso pode ser realmente um fator determinante para a qualidade do serviço final.

Quando utilizados corretamente os conectores e terminais podem apresentar uma eficiência superior desde que respeitada as normas e tabelas adequadas para bitolas e disjuntores, isto porque não adianta conectorizar 2 cabos de 2,5 mm em um terminal garfo de 2,5 mm haja vista que o total da bitola na ponta será de 5,00 mm e o terminal terá um contato de apenas 2,5 mm e se tornará subdimensionado na saída do disjuntor acarretando um superaquecimento e desarme do mesmo.


Esta minha "RESTRIÇÃO" à conectores e terminais se aplica basicamente ao uso em disjuntores, porem quando temos um quadro elétrico bem dimensionado, com disjuntores e circuito bem divididos e balanceados e um bom espaço no quadro para se aplicar estes conectores, não vejo problemas.

No entanto quanto ao uso em outros sistemas como aterramento, placas de comandos, circuitos elétricos, resistências (como chuveiro) se torna uma obrigação utiliza-los, isto permite um ótimo contato e saida condutiva da corrente de carga.


Evite aplicar diversos conectores (mesmo que bem feitos e estanhados) nos contatos dos disjuntores, isto poderá acarretar em uma área de contato reduzida e consequente superaquecimento por elevação de amperagem, se não puder distribui-los em mais disjuntores a dica é estanhar as pontas dos cabos somente.

Outra dica é tomar cuidado com algumas marcas de conectores, estes que não possuem uma pureza no material e ocasionando uma resistividade maior na ponta da conexão, e resistência em fios e cabos sabemos que geramos superaquecimento e energia dissipada, o que também significa desperdício e conta alta.

14 comentários:

  1. Bom um disjuntor protege o cabo, logo em hipótese nenhuma ligue com dois cabos no mesmo disjuntor, e outra é terminantemente proibido pela NBR 5410 estanhar pontas de cabos para conectá-los a equipamentos elétricos. Os cascudos sabem disto porém os iniciantes podem carregar erro por um longo tempo, se bem que por lei um capacitado não pode trabalhar sem a égide de um Habilitado. Por isso seria de bom alvitre que corrigisses esta informação equivocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo, a norma só pode recomendar e não proibir, inclusive ela não recomenda estanhar o cabo para conexão em chaves, disjuntores etc., mas também não fala porque, por experiência própria a ponta do cabo estanhado ao receber pressão do parafuso ou prensa cabo acaba cedendo a pressão e é só puxar que está solto, é por isso que não é recomendado, então a fim de reduzir a oxidação do cabo exposto no local da conexão coloca-se um terminal, qualquer tipo, crimpa e solda a ponta do cabo com o terminal, assim você garante resistência a compressão do parafuso ou prensa fio e o contado elétrico do cabo com o terminal melhorado com a solda.

      Excluir
    2. Estanho não é cobre, nem mesmo é apenas estanho logo a condutividade diminui e portanto prejudica o calculo, a proteção do circuito e principalmente a segurança do usuário.

      Excluir
    3. Obrigado ja vi alguns videos eles ensinando a estanhar uma emenda de fio acho meio estranho mesmo .
      Valeu

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. A norma pode proibir sim. Vedar é o mesmo que proibir! Veja o item 6.2.8.10 postado por Henrique

      Excluir
  2. Bom um disjuntor protege o cabo, logo em hipótese nenhuma ligue com dois cabos no mesmo disjuntor, e outra é terminantemente proibido pela NBR 5410 estanhar pontas de cabos para conectá-los a equipamentos elétricos. Os cascudos sabem disto porém os iniciantes podem carregar erro por um longo tempo, se bem que por lei um capacitado não pode trabalhar sem a égide de um Habilitado. Por isso seria de bom alvitre que corrigisses esta informação equivocada.

    ResponderExcluir
  3. Posso estanhar um cabo para ligar em borne p colocar no chuveiro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode. NBR 5410:2004 6.2.8.10: “É vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos.”

      Excluir
  4. prefiro ficar com a norma, porque do ponto de vista legal, a questão técnica da estalação elétrica não poderar ser questionada

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. senhores, bom dia , alguem sabe me dizer onde compro os bornes para os disjuntores DIN? preciso dos bornes separados.

    obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite a todos. Trabalho com instalações elétricas a 20 anos. Em todas as conexões que eu fiz de cabos até 10mm em bornes de disjuntores tanto Nema quanto Din, quando tem espaço, dobro o cabo, NUNCA deu problema. Entendo que a instalação de conector tipo agulha para conexão no Borne do disjuntor, seja só para estética. Desculpe se eu estiver errado sobre alguma definição de alguma norma.

    ResponderExcluir